Total de visualizações de página

Conteúdos

Redes sociais e a boa educação.




Caro leitor (a), uma das coisas mais interativas da internet (e existem várias) são as redes sociais, seja ela o pioneiro Orkut, o badalado Myspace, ou as novas ondas do momento, Twitter e Facebook.
As redes surgiram pra aproximar as pessoas distantes (há quem diga que elas distanciam pessoas próximas), mas é indubitável a sua utilidade. Quem não tem uma história de um amigo ou parente que você considerava perdido e que te achou pela net? Narrativas emocionantes que nos dão até uma impressão que ela é uma ferramenta perfeita. Engano nosso, não é!
Num mundo onde todos querem e precisam ficar conectados, as redes sociais emulam (simulam) em território virtual tudo aquilo que é feito na vida real. Visitar amigos de outros estados e países, jogar, responder quizzes, namorar, publicar fotos e vídeos de viagens, casamentos, aniversários, batizados e os mais diversos momentos da nossa vida. Ferramentas próprias de cada rede determinam, ao comando do usuário, que conteúdos e quais pessoas terão acesso a suas informações.
Estar conectado no universo das redes sociais pode te dar um grande impulso nas suas relações interpessoais ou não. Você é na web praticamente aquilo que você é na vida real.
Se você é comunicativo, boa praça e tolerante, é isso que você será na rede. Se você é desagradável, bobo e mala sem alça, assim você também será aqui. As pessoas sem noção de mundo e da vida resolvem colocar seus dejetos morais online. Divulgam piadas ou textos de teor xenofóbico, de intolerância religiosa, homofóbicos e racistas sem a menor cerimônia, e apelam para o seu cretino “direito de expressão”. Essa é uma das várias formas de mau uso das redes.

Tem também aqueles que expõem acintosamente sua vida privada em posts sem noção, como se ela realmente fosse muito importante e devesse ser do conhecimento de todos, exemplo: “Fulana, você terminou comigo, mas estou muito melhor sem você! Morraaaaaaaaaaaa FDP!!! ou “Tem p* de olho no meu homem, larga que é meu!”. Isso é na melhor das hipóteses, deselegante para com seus amigos.

Existe outra forma de mau uso das redes, geralmente feita por pessoas recém-chegadas e com pouco teor a acrescentar na web. Eu os chamo de poluidores. São pessoas que colocam posts a cada cinco minutos com assuntos totalmente inúteis, como:

08h15min AM- Bom dia miguxosssss
08h20min AM- Ai gente , tá acabando minha pasta de dentes!
08h25min AM- Acabei de fazer cocô! Uiiii como fede!
08h30min AM- Tomando café com leite e sucrilhos de abacaxi. Eu amoooooo!

Esses posts com o advento da internet móvel (Tim R$0,50 por dia) costumam dar crias aos milhares. Parecem os malditos gremlins! E o pior, a figura realmente acha que todos estão achando o máximo essas bobagens. Ainda tem gente que dá moral e faz um comentário mais tosco que o post.

08h30min AM- Tomando café com leite e sucrilhos de abacaxi. Eu amoooooo!
(01 comentário)
08h40min AM- Poxa eu gosto mais do sucrilhos de morango aposkaposkaposk

Eu, na minha inabalável fé na humanidade, quero acreditar que essas entidades de pouca luz possam evoluir (como todo bom Digimon) e se transformar em usuários sensatos e conscientes da ferramenta rica e transformadora que é uma rede social.
Campanhas solidárias às vítimas de catástrofes, acolhimento de animais abandonados, dicas de economia e noções de reciclagem de lixo são apenas algumas das coisas úteis que circulam e tomam grande dimensão quando promovidas pelas nossas redes. E é lógico, a confraternização e a troca de idéias e informações bacanas que nunca podem faltar entre as pessoas educadas e de boa vontade.
É a vida...

2 comentários:

  1. Boa, Manolo! Na vida encontramos de tudo, por isso estamos nela...
    Obrigada por mais um espaço agregador!
    Bjs e boa sorte!
    Roberta

    ResponderExcluir
  2. Oi Manoel,
    muito legal o seu texto. Espero que ele seja mais um bom instrumento da web, conscientizando as pessoas sobre a utilidade das redes sociais.

    Um abraço,
    John.

    ResponderExcluir