Total de visualizações de página

Conteúdos

Netbook ou Notebook?



Essa é uma pergunta que você caro (a) leitor (a) deve se fazer sempre, principalmente na hora de comprar o tão sonhado, desejado e necessário portátil. Primeiro, devemos mais uma vez descobrir qual é o seu perfil de usuário, pra que você precisa da máquina, e também saber quais as diferenças entre Notebook e Netbook.

Notebook ou laptop (termo que está caindo de uso) é uma máquina compacta de no máximo três quilogramas, com microcircuitos, componentes e configurações feitas pra você substituir seu computador de mesa e transporta-la pra onde lhe for necessário. O uso de um notebook vai variar do modelo, do usuário e também, é claro, do preço que você estará disposto a pagar por tal mimo. Com a popularização e as promoções eles estão mais acessíveis pra maioria dos mortais. Os note atuais costumam vir preparados pra todas as multifunções que os desktops possuem: assistir vídeos, navegar na web, redigir textos, jogar. Os processadores de múltiplos núcleos, os dual, tri e quad cores da vida geralmente são os grandes responsáveis por todas essas funcionalidades (numa outra matéria falarei sobre processadores de vários núcleos).
As telas padrões dos note são em sua maioria de LCD (cristal líquido) com tamanhos que variam entre 17 e 14 polegadas, tendo sua disposição de ângulo, brilho e contraste regulada pelo próprio usuário. O teclado costuma apresentar boa confortabilidade de uso; o ponto fraco continua sendo o mouse touch, aquela área onde você desliza o dedo pra controlar o ponteiro do mouse. O usuário acaba quase sempre tendo que lançar mão de um mouse externo pra seu melhor conforto. Eu recomendo o wireless (sem fio).
Sua rede de internet sem fio são no geral muito boas.(Falarei sobre wireless numa postagem à parte)
A quantidade de portas USB tem diminuído a cada modelo, mas em média são três do tipo 2.0. Notebooks mais modernos já estão vindo com a tecnologia USB 3.0, com maior velocidade de cargas e descargas de documentos e transmissão de resposta de uso para periféricos em geral como: impressoras, Blue-Ray, mouse, monitores externos, pendrives etc.
As unidades de leituras óticas como gravadores de DVD/CD sempre estão presentes; seu uso ainda se faz muito necessário. Os Blue-Ray estão chegando rápido e com força total; é uma nova tecnologia de medias com maior poder de armazenamento. Enquanto em um CD cabem 760 megabytes, em um DVD 4.700 megabytes (4.7 GB). Numa media Blue-Ray cabem até 50.000 megabytes (50 GB). E é importante frisar que essa tecnologia é totalmente compatível com as medias anteriores nos processos de leitura e gravação.

Suas baterias de 3 a 8 células são o que há de mais moderno em alimentação portátil, servindo às vezes também de estabilizadores auxiliares de corrente elétrica, em caso de redes com instabilidades constantes ou esporádicas. Cada célula, em tese, tem um ciclo de 100 recargas, e só passa pra célula seguinte quando suas propriedades químicas de carga se exaurem por completo. Trabalhar conectado à rede elétrica não causa mais o desgaste da bateria (Viciar) ou efeito memória, quando a bateria perde capacidade percentual de recarga. Inclusive é até indicado para poupar seus ciclos de recarga.

Netbooks são os irmãos mais novos, mais leves e menos funcionais dos notebooks, costumam pesar não mais que um quilograma, eles não possuem unidades de leitura de media CD/DVD, o que não quer dizer que não possam ser utilizados drives externos de media. Sua tela de LCD não costuma exceder o tamanho de 10 polegadas, e seu teclado é de dimensões bem reduzidas. É uma máquina perfeita para viagens e para estudos. Costuma ter um bom espaço de armazenamento que podem ser discos rígidos HD, ou chips de memória flash soldados à placa mãe, como se fossem um pendrive interno. Eu mesmo já comprei modelos com 320 GB de armazenamento.
Sua rede wireless de internet é bem satisfatória, e consegue suprir a demanda por conexões sem fio de alta velocidade presente em universidades, escritórios, aeroportos, shoppings e ambientes domésticos.

Eu não recomendo o Netbook como um computador único, ele deve sempre ser uma ferramenta a mais para o usuário que tem um desktop. Eu mesmo já tive um Netbook positivo (É isso mesmo, positivo! Riam a vontade. Por isso eu falo mal da marca). Na hora de abrir várias páginas, fazer funções com programas pesados, o processadorzinho dele (geralmente um Intel Atom 1.66 Ghz pede penico), trava ou fica lento.
Pessoas com mãos e dedos grandes (que é o meu caso) terão alguma dificuldade, pois as teclas são diminutas. É bem mais fácil que digitar SMS num celular pelo menos.
Espero que a matéria tenha sido de ajuda e agrado de todos, se faltou alguma coisa coloquem nos comentários dúvidas e sugestões.
Quem ainda não tem ou ainda não se decidiu por um Net ou notebook, só lamento.
É a vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário